quinta-feira, 28 de junho de 2007

Esmolas

(foto de Lauro Alves / DSM)

Ainda o Carrefour... Chega a ser revoltante o provincianismo que Santa Maria demonstra nesse assunto. A espera pela multinacional francesa lembra Macondo esperando a Companhia Bananeira, em Cem Anos de Solidão. As obras no Edifício Hugo Taylor já começaram, com a pressa que a cidade do pensamento único exige - "não critiquem o desenvolvimento!"


A última pérola, saiu no Diário de Santa Maria de terça-feira. A Prefeitura "está negociando" com o Carrefour em busca de "ajuda" para as melhorias estruturais necessárias para sua instalação e funcionamento. Ora, será que os administradores do Município nunca leram o Estatuto da Cidade? Não sabem que os ônus de grandes empreendimentos como esse devem ser cobrados dos maiores beneficiados, ou seja, da própria empresa? Há algum tempo atrás, quando Porto Alegre era governada pelo mesmo partido do prefeito Valdeci (que, aliás, é o meu partido), a instalação de um shopping custou à empresa a urbanização de uma área de habitação social, além das melhorias estruturais do local. Isso se chama justa distribuição dos ônus e vantagens da cidade.

Mas, por estas paragens, ainda se acredita que o Carrefour vem se instalar aqui movido pelo sentimento altruísta de desenvolver a região. Viva a republiqueta de bananas.


Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado