Sim, a Cidade Cultura não tem mais nenhuma sala comercial de cinema. O Santa Maria Vídeo e Cinema, que inicia hoje tem como tema central a democratização do acesso ao audiovisual, como mostra a boa reportagem do Diário de Santa Maria.
Sem desmerecer a excelente sacada da manchete acima, me permito tecer algumas considerações a respeito do cinema na Cratera. O que é ter cinema? É ter salas comerciais nos shopping centers, exibindo filmes, na sua maioria, estadunidenses e cobrando entrada de R$ 8,00? Pois era isso que havia antes do fechamento das quatro salas comerciais.
Ora, do ponto de vista da maior parte da população, cinema, em Santa Maria, já não existe há muito tempo... talvez desde o fechamento do Cine Independência.
Por outro lado, subsistem espaços alternativos, como o Cinelube Lanterninha Aurélio (na CESMA), o Cineclube Unifra, o evento periódico Cultura na SEDUFSM (veja a matéria abaixo), ou os diversos ciclos temáticos de cinema organizados na Universidade Federal. Nesses nichos é que, de alguma forma, existe a tal "Cidade Cultura", restrita a alguns grupos e incapaz de dialogar com o povo.
2 comentários:
Sabendo dessas coisas é que não me arrependo de ter saído de Santa Maria, que é uma cidade do pensamento simples e da visão curta. Vou me embora para Roraima onde lá nem conheço o rei e se chegar a conhecer, já sou oposição!!
Assinado: Gian
Postar um comentário