quinta-feira, 19 de julho de 2007

Vitória no CEPE

"Cores, raças, castas, crenças / riquezas são diferenças" (Miséria, Titãs)

A festa dos movimentos após a aprovação (foto de Tiago Medeiros)

A briga não é nova, como muitos pensam. Há um bom tempo está na pauta dos Movimentos Sociais, em especial do Movimento Negro, a luta por uma Universidade plural, representativa da riqueza étnica e cultural do povo brasileiro. A vitória do dia 13 foi só a culminância dessa luta, que ainda continua. A aprovação das Ações Afirmativas na UFSM é importante pois significa a garantia de uma pluralidade maior nas salas de aula, que poderemos constatar já a partir de 2008.

Isso vai gerar conflito? Pois que gere! É preciso encarar o conflito, expor os preconceitos que existem na sociedade. As cotas não criam preconceitos, apenas os evidenciam. E, quando o preconceito deixa de ser velado, suas vítimas, ao menos, têm a oportunidade de combatê-lo.
.

A bancada estudantil em pé para garantir a vitória (foto: Tiago Medeiros)

O debate, assim como a luta, não se encerra na votação. As Ações Afirmativas precisam ser aprimoradas, no que a experiência será fundamental. Em breve teremos mais do que teoria para debater, teremos resultados. E, mais importante, haverá novos atores no debate, pessoas para as quais a Universidade, até agora, tinha fechado suas portas.

Algo que precisa ser frisado é que a decisão do CEPE se aplica também aos 5 campi da UNIPAMPA que estão sob a adminitração da UFSM. Esta universidade já nasce com uma concepção avançada de ingresso.

Para encerrar o assunto (por enquanto), gostaria de fazer justiça à Reitoria. Em muitas questões - na maioria delas - nós, do movimento estudantil, temos batido de frente com a direção da UFSM. No entanto, nesta questão, a Reitoria demonstrou coragem ao bancar a proposta, enfrentando os setores mais conservadores da Universidade. Estamos ainda longe do ideal, mas, como disse o Reitor, estamos fazendo nossa parte.

"Na minha maneira de pensar, a Universidade tem que se adaptar a essas questões. Não vamos resolver o problema da pobreza, dos excluídos, dos carentes, das etnias, dos negros, dos pardos, dos indígenas, dos necessitados de atendimento especial... não vamos. Mas vamos fazer sim a nossa parte." (Clóvis Lima, Reitor da UFSM)

Mais fotos da discussão das Ações Afirmativas no CEPE podem ser vistas na página do Tiago Medeiros.

A Resolução aprovada no dia 13 pode ser lida na íntegra na página da UFSM.

Nenhum comentário: