domingo, 10 de fevereiro de 2008

E nós assistimos...

_________________________
Meu observatório precário,
instalado na janela
do décimo segundo andar,
em um quarto e sala apertado,
não revela, nem mesmo,
o abandono dos desamparados!
Espio negros famélicos
revirando sacos de lixo
e penso na tristeza infinita
de não ter um amor!
Meus escritos são egoístas.
Vaidosamente egoístas!
Sou como aquele fotógrafo
que espreita o urubu
que espreita a criança
morrendo de fome!
Joan Baez canta no vinil
-Las Madres Cansadas-
Eu fecho a janela
e os olhos...
_________________________
A célebre foto Vulture de Kevin Carter, que suicidou-se algum tempo depois de registrar a imagem. O texto primoroso é parte do poema A Dor do Fingidor, de Paulo Vilmar, meu poeta preferido no momento.

3 comentários:

Paulo Vilmar disse...

Sr!
Penhorado pelos vocábulos galantes, credito-os à sua amabilidade e berço (como costumam dizer os “Dotores” advogados)!
Brincadeiras á parte, ao receber o prêmio Pulitzer pela foto(quatro meses antes de suicidar-se),disse carter: - "É a foto mais importante da minha carreira mas não estou orgulhoso dela, não quero nem vê-la. Odeio-a. Ainda estou arrependido de não ter ajudado a menina..."
Ou seja, cansou de ser espectador...
Abraços!

São disse...

Carter , pelo menos, ainda tomou consciência...
Parabéns pela preferência pelo meu caro amigo Paulo Vilmar!
Fique bem!

Anônimo disse...

na sequência d fotografias documentais ñ poderia faltar o Carter. Os fotojornalistas até hj são preparados para bater a foto e depois prestar o socorro, pois precisa registrar o momento antes d + nd, é isso q o jornalista deve sempre fazer, passar informação (mesmo q visual). Na época (1993) os jornalistas enviados à África tb eram orientados a ñ se aproximarem mt dos doentes para evitar contágio e tal. Desde então mt coisa foi descoberta sobre as doenças e sobre a prevenção, mas uma situação dessa é d abalar qualker um. Qt ao poeta ñ posso me arriscar a comentar, ñ o conheço, só li na íntegra o poema do link.
inté!
PS.: Após voltar de 2 meses como voluntário na Etiópia em 1986, o Bono (do U2) escreveu belíssimas músicas sobre a viagem a África!!