domingo, 26 de agosto de 2007

Mas tua cidade é assim?

Partida da comitiva santa-mariense, na Santa Marta (foto de Lauro Alves / DSM)

Na última sexta-feira o Presidente Lula esteve em Porto Alegre para dar a partida oficial ao Plano de Acelaração do Crescimento (PAC) no Estado do Rio Grande do Sul. Santa Maria, que irá receber nada menos que 128,1 milhões de reais para obras de saneamento e urbanização, esteve representada por uma grande comitiva de moradores da Nova Santa Marta, KM 2, KM 3, Canaã e outras vilas diretamente beneficiadas pelas verbas.
Embora o povo não tenha conseguido entrar na Fiergs para ver o Presidente, no portão da entidade os membros do MNLM e Central dos Movimentos Populares, fizeram sua festa de agradecimento. Aliás, uma recompensa mais que merecida, após tantos anos de luta. Cinco representantes, entre eles Cristiano Schumacher, líder do MNLM na cidade, participaram da solenidade, na qual estavam presentes, além de Lula, Dilma Roussef, Tarso Genro, o prefeito Valdeci e a governadora Yeda Crusius.

Mas o que mais me impressionou quando li cobertura do evento, foi o comentário da governadora quando a ministra-chefe da Casa Civil mostrou fotos dos rios poluídos e do Lixão de Santa Maria. Cutucando o ministro Tarso (que, apesar de são-borjense, tem forte ligação com a Cratera), Yeda questionou: "Mas tua cidade é assim?"

Ora, Lula, nas últimas eleições sofreu uma violenta derrota em Santa Maria, enquanto que Yeda teve aqui sua maior vitória eleitoral. No entanto, enquanto o governo federal trazia soluções para (alguns dos muitos) problemas da Santa Maria, Yeda descobria, surpresa, a realidade de um dos Municípios submetidos ao seu governo. Nada como o tempo.

Não sei o que Tarso respondeu, mas eu teria dito: "Sim, sra governadora. A cidade de Santa Maria é assim e quase todas as cidades gaúchas têm os mesmos problemas. Isso é o resultado de governos que cortam todos os 'gastos' sociais, como o seu, aliás."

Em tempo: a contribuição do governo do Estado às obras do PAC, em Santa Maria, se limitará ao repasse da Nova Santa Marta (área estadual) ao Município para que este gerencie a aplicação do recursos. Menos mal. Já imaginaram os recursos do PAC gerenciados no regime de caixa de Yeda?

Nenhum comentário: