quinta-feira, 9 de agosto de 2007

OAB, reforma política, constituinte... terceiro mandato. Será???

Uma notícia dos últimos dias me fez "ter umas idéias". Leio, no Vermelho, que a OAB está discutindo a proposta do jurista Fábio Konder Comparato - por sinal, um dos maiores constitucionalistas do Brasil - de que seja realizada uma Assembléia Nacional Constituinte (ou Revisora) para tratar da reforma política. Como isso não me pareceu novidade, fiz uma rápida pesquisa e descubro (relembro) a mesma proposta partindo do presidente Lula, em agosto de 2006.

Naquela ocasião, a OAB rejeitou a idéia, mas formou uma comissão de juristas para estudá-la melhor, sendo Comparato nomeado presidente da comissão. Pois bem. Exatamente um ano depois - após o fracasso do Congresso em fazer a reforma, é verdade -, eis que (res)surge a proposta.
Fico aqui pensando: reforma política, constituinte... o que isso possibilitaria? Outro mandato ao presidente da popularidade imbatível. Será? Pode ser paranóia, não vi mais ninguém ligar uma coisa a outra. Porém...
Imagine: 2008, Constituinte da reforma política reunida, popularidade de Lula na casa dos 60%, bancos com lucros recordes ano pós ano... seria o fim do problema da sucessão.

Eu sei, eu sei... paranóia minha.

foto: Fábio Konder Comparato (tirada do sítio Vermelho)

2 comentários:

Júlio Canello disse...

Meu caro:
Sofro de paranóias semelhantes.
Escrevi um artiguinho sobre revisão constitucional, publicado na Revista Eletrônica do Curso de Direito. Enfrenta outra proposta, mas o argumento aplica-se perfeitamente à proposta de Mini-Constituinte.

Tomacaúna disse...

Excelente artigo. Seria interessante que todo analista político lesse:

http://www.ufsm.br/revistadireito/arquivos/v1n2/a3.pdf