quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Curtas

Algumas notícias do dia (livremente comentadas por este redator):

A Prefeitura Municipal de Santa Maria anuncia grandes mudanças na infra-estrutura urbana para desafogar o trânsito. É perceptível que a frota de automóveis da cidade aumentou substancialmente em pouquíssimo tempo (alguns apontam crescimento de 1/3 nos últimos anos), contudo, a maior razão para as reformas é a instalação de grandes empreendimentos comerciais, como o Carrefour, na Avenida Rio Branco, e o Royal Plaza Shopping, na Avenida Dores (ambos instalados em locais inadequados do ponto de vista urbanístico). Minha pergunta: não deveriam tais investimentos ser custeados pelas empresas, como contrapartida por sua instalação? Como sempre, pagamos para que elas tenham lucro.
***
Enquanto isso, duas das maiores multinacionais do ramo de supermercados, a Wal-Mart e a Carrefour, brigam pelos corações (e pelo dinheiro) dos gaúchos. A primeira é dona da antiga rede SONAE (Big, Nacional, Maxxi Atacado) e a segunda de vários hipermercados, sendo que o mais novo deles deve ser inaugurado nos próximos dias no centro da Cratera Urbana. As grandes redes exploram funcionários, acabam com o comércio local, geram prejuízos urbanísticos e se valem dos recurso públicos, mas deixam a gente com cara de "cidade grande"... parece até filme americano...
***
Ao menos, os investimentos em infra-estrutura já não se limitam ao centro da cidade, nem se destinam exclusivamente a facilitar a vida das multinacionais. Ontem, na Vila Ecologia (na antiga área verde do Parque Pinheiro Machado), tiveram início as obras de saneamento custeadas com a (baita) verba do PAC. Claro que o jornal local da RBS preferiu destacar o início de outra obra: a construção de mais um presídio para a cidade, matéria de capa do Diário de Santa Maria. A prisão dos pobres é mais importante que suas conquistas.
***

Por falar em pobre preso, o jornal (!?) A Razão traz matéria sobre o morador do Assentamento Carlos Marighela (zona oeste), Altamir Boita, que após uma polêmica com os seus vizinhos - no caso, os empresários do Distrito Industrial -, foi preso. Na sua casa, foi encontrada munição proibida. Me pergunto se ainda verei a notícia de que algum "ruralista" foi preso devido aos arsenais particulares que tanto gostam de ostentar. Ah, a diferença é que os fazendeiros têm armas para defender seu patrimônio. Sim, a propriedade. Ela dá direitos civis extras. O velho argumento de Locke...
***
Deixando um pouco a Cratera e olhando para o mundo ao seu redor (sim, aqui não é apenas o centro do Rio Grande, mas do universo). O negócio mais lucrativo para as classes no poder, a guerra, não pára. O parlamento turco aprovou a invasão (outra!) do Iraque. Os "aliados" (agora que já mataram o povo e se adonaram do petróleo) desaprovam a atitude. Enquanto isso, aquele psicopata que governa os EEUU a mando da indústria bélica segue ameaçando o Irã. Não bastasse, os russos (antigamente conhecido como demônios) testam, com sucesso, seus mísseis transcontinentais.
***
Dom Odilo Scherer, gaúcho e Arcebisbo de São Paulo, foi nomeado cardeal pelo chefe do Estado do Vaticano e representante (facista) de deus na Terra. Honraria duvidosa, do ponto de vista histórico, ser nomeado pelo Ratzinger.
***
Novamente um ato político em uma Universidade foi terminado pela tropa de choque (a tropa da elite). Já está virando hábito. Mesmo na ditadura militar, as universidades eram espaço de resistência. Agora, a polícia é atirada para cima de professores e estudantes sem o menor pudor. É que eles estavam ocupando a universidade, tratava-se de ação de reintegração de posse movida pelos proprietários. Ah, a propriedade. De novo. Provavelmente é ela que justifica que madeireiros mantenham cerco a ambientalistas no Pará.

***

Por outra lado, minha paixão infantil pela Xuxa retornou. É a segunda vez que isso acontece. A primeira foi quando assisti (por volta dos 12 anos) o filme Amor Estranho Amor. Agora, volto a me apaixonar pela rainha ao ver o quadro de seu programa em que ela fala a respeito da escola itinerante do MST aos seus baixinhos. Pelo jeito, a loira está querendo compensar o mal que fez aos cérebros da minha geração.

***
Por fim, a prova incontestável de que o Juízo Final se aproxima é esta página da Folha Online. As manchetes:

______________________
Imagens:
- foto da Av. Rio Branco: Cláudio Vaz/DSM
- Ratzinger de olho no agonizante João Paulo II: BBC
- cartaz do filme Amor Estranho Amor: Google

Um comentário:

Anônimo disse...

Não acredito que o Boita foi preso. Sempre me recebeu muito bem ( eu que era apenas um estudante!) quando vistoriávamos as obras do assentamento. Acho que ele era o único que ainda acreditava ( e lutava) por uma vida em comunidade sem o forte apelo do individualismo. Mas esta é Santa Maria: Provinciana metida a moderna. Depois falam de Roraima... . ARQGFS