terça-feira, 6 de novembro de 2007

O caso DETRAN/FATEC e a reflexão necessária


O assunto na Universidade hoje é um só. Na cidade, dada a importância da UFSM, também não se fala outra coisa. “A FATEC estourou”. Como um evento futuro e certo, mas de ocorrência indeterminada. Algo assim como a morte. Todos sabiam que isso poderia acontecer, mas ninguém acreditava que pudesse ocorrer agora.

Mas aconteceu. A FATEC estourou. A Polícia Federal prendeu meio mundo. Gente graúda, os que se consideravam (e eram considerados) intocáveis. Eu espero ouvir de tudo depois disso. Só não gostaria de ouvir que as falcatruas expostas foram uma surpresa.

Isso não. Há alguns meses, no Conselho Universitário, a representação estudantil apresentou parecer de vista no processo de aprovação das contas anuais da Fundação de Apoio. Nosso parecer era contrário à aprovação. Exceto os representantes classistas, os demais conselheiros vaiaram os estudantes. Fomos chamados de “radicais”. Disseram que estávamos no Conselho apenas fazer politicagem, que queríamos atrapalhar o desenvolvimento da UFSM, o fomento à pesquisa, o sagrado “orçamento próprio”.

Nosso parecer (posso disponibilizá-lo a quem se interessar), na época chamado de demagógico, apontava cada um dos fatos que hoje figuram como acusações contra os diretores da FATEC. No entanto, o CONSUN da UFSM aprovou a prestação de contas. Não sabiam das irregularidades? Foram avisados...

A postura intransigente da antiga gestão do DCE em relação ao tema foi utilizada contra a chapa da situação na campanha. O novo DCE apostou em outra linha. Há poucos dias, o coordenador-geral da gestão “Novos Rumos”, em entrevista ao jornal A Razão, defendeu uma linha de conciliação entre a FATEC e o Ministério Público. A matéria, respaldada pelas declarações de Eduardo Barin, defende a atuação da Fundação de Apoio.
Aposta errada, Duda.

2 comentários:

MARIOM K PERINI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MARIOM K PERINI disse...

OPA!
POIS É ESTOUROU, MAS PRECISOU VIR DA CAPITAL A INVESTIGAÇÃO, JUNTO COM O MINISTÉRIO PUBLICO DO ESTADO E O FEDERAL DAQUI, MAS FALANDO EM FEDERAL.... SERÁ QUE SO AGORA A PF LOCAL SE DEU CONTA DAS IREGULARIDADES....
UMA COISA QUE ME PERGUNTO... COM TANTO OPERAÇÃO ESPECIAL CONTRA LAVASGEM DE DINHEIRO E "SIMILARES" DA PF, NADA ACONTECE NA "CRATERA URBANA"!!! VAI VER ESQUECERAM DE AVISAR A PF DAQUI...

E TEM MAIS, A FATEC É SO A PONTA DO ICEBERG DA UFSM! AINDA TEM FUNDAE E MUITO MAIS.... A SE TEM......

Ps.: APROVEITANDO QUE A UFSM TA NA RODA DA CONVERSA, ALGEM SABE, ALGUEM VIU O PROGETO, PROPOSTA DE REUNI DA UFSM!!!! COM TAMTO R$$$$$$$$$$$ DE COMPENSAÇÃO DO MEC PELA ADESÃO, JÁ DEVE ESTAR PRONTO NEM PASSA PELA IDÉIAS DESTE BUROCRATAS UNIVERSITÁRIOS DISCUTIR OS PROJETOS COM A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA!!
AINDA MAIS QUE AGORA O DCE TA PELEGUIANDO "DE NOVO" COM A "NOVO RUMO" COMO JA VEZ O MESMO CIDADÃO LÁ NOS IDOS DE 1999. (MAS COMO DURA NA UFSM ESTA PESSOA)