sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O legislativo e a moral



Às vezes tenho a impressão de estar vivendo no meio do século passado, antes ainda da Revolução Sexual. A "moral e os bons costumes da família brasileira", de vez em quando, ressurgem do nada. Duas casas legislativas conseguiram, quase que simultaneamente, fazer um gesto idêntico em relação à expressão artística. A Câmara de Deputados e a Câmara de Vereadores de Santa Maria censuraram obras que continham nudez ou alusão a sexo.

Em Brasília foi a foto de Rogéria, uma das mais conhecidas transformistas (não sei se este é o termo mais apropriado) do Brasil, exibindo parcialmente sua nudez (veja mais no G1). Na Cratera, o problema foi uma exposição de desenhos cuja temática era "sexo". O estudante de Artes Visuais, Vinícius Luge, por e-mail, informa o que ocorreu:

Semana passada iniciou uma exposição na câmara de vereadores com a temática "sexo". Na quinta, a Magali e a Anita (vereadoras) tiraram um dos desenhos e sentaram ao lado em sinal de protesto, pois o mesmo segundo elas seria indecente. O problema além da truculência foi a instalação de um tipo de censura na Câmara, não é dado a opção dos outros decidirem se é ou não impróprio, tal ou qual desenho, as defensoras da moral decidem pela sociedade. O dito desenho foi censurado, retirado da exposição pela câmara.

Vinícius informa ainda que, em função do ato, haverá um protesto às 11h da manhã de hoje, em frente ao legislativo muncipal craterense. Essa é a cidade cultura.

Nenhum comentário: