quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Pé na porta de Yeda


Em agosto deste ano, uma caravana de moradores da Nova Santa Marta e outras comunidades da cidade foi a Porto Alegre recepcionar o presidente Lula, para um ato que concretizaria o resultado de anos de luta, principalmente através do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM). Santa Maria havia sido contemplada com 121,8 milhões de reais do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) que seriam destinados à urbanização e regularização fundiária de diversas antigas ocupações e vilas. Dentre elas, a que receberia a maior parcela dos recursos seria a Nova Santa Marta.

Naquela ocasião, três meses atrás, Yeda Crúsius esteve presente à solenidade de lançamento do PAC no Rio Grande do Sul. Em relação à cidade, a contribuição do governo estadual ficaria limitada à cessão da área da Cohab Santa Marta à Prefeitura Municipal. Desde a cerimônia até o momento, entretanto, quatro datas foram marcadas para a transferência do imóvel e todas adiadas por “problemas de agenda da governadora”.

A paciência dos moradores da Santa Marta se esgotou. Temendo perder os recursos, uma multidão, organizada pelo MNLM, ocupou o escritório da Cohab. O movimento exige um documento oficial de Yeda, fixando uma data para a realização da transferência da área. Desde ontem, quem telefona para o escritório é atendido pelo líder da manifestação e do MNLM, Cristiano Schumacher (foto): “Escritório da Cohab invadido, boa tarde.”


- Fotos de Charles Guerra/RBS

Nenhum comentário: