quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Um esclarecimento importante

Sempre admirei as pessoas que têm posições e as defendem, independente de quais sejam. Democracia é isso, é a possibilidade concreta de defender suas opiniões, sem imposições de qualquer ordem. Por isso, aí na barra lateral deste blogue (o palavra!), está a frase em que Che Guevara fala sobre a argumentação.

Por outro lado, não acredito em opinião isenta. É uma contradição em termos. Assim, me agradam jornais, revistas e publicações de todo o tipo que assumem publicamente sua linha editorial e política – de direita ou esquerda, não importa. Já houve esse debate aqui no Diário, em diversas ocasiões. Acredito que tal postura pode não ser “isenta”, “imparcial” ou “neutra”. Mas é uma postura honesta. E o que falta na imprensa (e na política) brasileira é exatamente isso: honestidade. Assumir seus interesses, que guiam suas opiniões e, ao mesmo tempo, permitir o debate com opiniões divergentes.

Este espaço já não é lido – como foi por um tempo – apenas por amigos e conhecidos. Estes, com certeza, jamais esperariam uma posição “isenta” de minha parte. Podem esperar pluralidade e argumentos embasados na defesa da minha posição. Não neutralidade. Contudo, por sorte, há leitores que não me conhecem pessoalmente, aos quais dirijo este esclarecimento.

Esses dias, surpreendi, num debate de orcute, uma referência ao Diário da Cratera Urbana (que me lisonjeou bastante, diga-se). “É bom, mas totalmente parcial”. Realmente, trata-se de um leitor perspicaz. A “política” deste espaço é exatamente essa. Defender posições, mas com honestidade.

Não escamotear fatos ou argumentos para fortalecer uma posição. Não recorrer às falácias de autoridade, ou de qualquer espécie. Permitir idéias contrárias, o que não significa concordar com elas.

Como disse Darcy Ribeiro, no prefácio de Povo Brasileiro, não se iluda comigo, leitor: sou um homem de partido e fé, portanto não procure aqui análises isentas. Meu partido e minha fé não são os mesmos de Darcy, sequer minha capacidade intelectual, mas a disposição de escrever textos participantes é a mesma.

Defendo posições, interesses. Sinta-se à vontade para fazer o mesmo.

Nenhum comentário: