sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O Grêmio de Roth III

Estou muito confiante nesse Grêmio do terceiro governo Roth. Posso estar enganado, mas tive essa mesma sensação após os primeiros jogos de Mano Menezes, ainda na segunda divisão. Há alguns fatores objetivos para explicar meu otimismo: Victor é um grande goleiro – no futuro se falará nas eras de Mazzaropi, Danrlei e Victor. O grupo conta com, no mínimo, três laterais versáteis e de qualidade. A gurizada vinda das categorias de base promete: Willian Magrão, Maylson, Leo, Adilson, entre outros.

A contratação de reforços também foi acertada: além do goleiro, eu destacaria o atacante Perea. A priori, não gosto de jogadores do estilo de Roger. Porém, acredito que possa dar um diferencial necessário ao time, como já o fez Zinho em outra época. E a raça que faltar a Roger é seguramente compensada com o que sobra de raça a Eduardo Costa. Além do mais, o cara traz a Déborah Secco para o Olímpico.

No más, acho Celso Roth um bom técnico, identificado com a cultura gremista. Seu maior “defeito” é não paparicar os repórteres e comentaristas que gostam de escalar time e demitir treinadores.

Porém, meu otimismo se explica, sobretudo, por fatores subjetivos. É o jeito de jogar, a cara do time, o clima. É os jogadores correndo para cumprimentar a Geral depois da partida. E nessa questão de postura, o técnico e as lideranças são fundamentais. Além de Roth e de alguns jogadores, como Eduardo Costa e Pereira, eu destacaria uma figura dos bastidores: Paulo Pelaipe. Clássico cartola enrolão e briguento, Pelaipe sabe “criar clima” e, ainda, entende de futebol.

Há muito tempo não ouvia falar tão mal de um clube quanto do Grêmio no início deste ano. As previsões apocalípticas que foram feitas antes do Gauchão estão se desvanecendo jogo a jogo. Posso estar errado, mas tenho a impressão de que a terceira era Roth vai ser duradoura.

3 comentários:

Paulo Vilmar disse...

Sr!
E eu lhe creditava quase perfeito...(brincadeira)
Abraços colorados!

Tomacaúna disse...

Paulo, posso dizer o mesmo a seu respeito!

Saudações tricolores!

Anônimo disse...

ññ