terça-feira, 18 de março de 2008

À guisa de despedida


No dia 18 de maio de 2007 - um dia após os 149 anos de Santa Maria - eu iniciei este Diário da Cratera Urbana, com o despretensioso objetivo de acompanhar o quotidiano dessa extraordinária, complexa e contraditória cidade, procurando manter o olhar crítico – embora apaixonado – de um “estrangeiro” carinhosamente acolhido entre esses morros. O blogue extrapolou os limites previamente delineados. Nesses dez meses, assuntos de todo o tipo tiveram meu pitaco, nem sempre muito ajuizado. Questões nacionais e internacionais, fofocas da província e da aldeia, debates, dicas culturais, movimento estudantil em tempo real, política, futebol... enfim, praticamente, um bolichão de campanha, de tão sortido.

A “audiência” ultrapassou em muito minhas expectativas. Os encontros da “blogosfera”, então... ainda lembro minha emoção ao ser citado pela primeira vez no La Vieja Bruja... ou ao encontrar os links deste Diário no Animot, no Caldo de Tipos, no Nevrálgico e tantos outros igualmente importantes para mim. Foi uma experiência gratificante ouvir as pessoas comentando algum texto do blogue, ou ver um novo conhecido perguntando se eu era “o cara que escreve o Diário da Cratera Urbana”.

Minha meta era “cobrir” o ano do sesquicentenário de Santa Maria. Nesse meio tempo, falar do seu cosmopolitismo, confrontando-o com o provincianismo. Falar da cidade que acolhe tão bem os “estrangeiros” e segrega tanto o seu povo. Mostrar seus encantos, presentes onde quer que se olhe, mesmo em fotos “sem foco nem sentido”. Quis trazer à tela o dia-a-dia dos estudantes da UFSM, das lutas e debates do Movimento Estudantil, do qual participei durante tanto tempo. Comentar a política local, as questões que mexiam com a opinião pública da cidade. Juntar minha voz fraca ao coro dos que ousam destoar da opinião dominante, imposta pelos veículos da grande mídia.

Acredito que tenha feito um pouquinho de cada coisa. Manter o Diário da Cratera Urbana me fez aprender muito sobre o poder da comunicação. Expor minhas idéias publicamente me deu a oportunidade de amadurecê-las.

Contudo, estou deixando a Cratera Urbana antes do que esperava. Numa dessas guinadas inesperadas da vida, parto para o norte do país. Estou indo para Santarém, Pará, com a disposição de lutar nas fileiras da Reforma Agrária. Não sei das condições dessa nova fase, se serei obrigado a deixar a blogosfera – ao menos como colaborador, pois leitor serei sempre –, mas o certo é que não serei mais o redator do Diário da Cratera Urbana. Espero que o blogue continue, em outras mãos.

Agradeço aos leitores, aos que deixaram seus comentários e, principalmente, aos colaboradores, cujos artigos foram publicados aqui. Aos companheiros dessa verdadeira rede alternativa de comunicação, deixo meu abraço solidário e meu apoio nessa luta contra gigantes. Quixotesca, difícil, mas necessária.

15 comentários:

Chapa 02 MOSAICO disse...

Companheiro, passei pra deixar o desejo de uma boa luta. Abraço

Paulo Vilmar disse...

Sr."F"!
Fagner, meu amigo. Poderia postar aqui o poema de Brecht, sobre os imprescindíveis, poderia falar do teu ciclo que do campo vem e ao campo volta, poderia falar do homem sensível que lê poesias, poderia tanta coisa! Mas, meus olhos estão além de singelas homenagens, eles estão mareados com a admiração pela escolha do teu caminho! Creio que pela cumplicidade que acabamos criando nestes dez meses (só?), sinto esta admiração e sinto um orgulho forte no peito, tal qual pai despedindo-se do filho(olhe, que idade prá isso nós temos), sentindo a separação, mas sabendo que é desta forma que a roda gira!
Quero apenas dizer, que a Blogosfera como, melhor que eu, tu sabes, não tem espaço físico, mas este cantinho virtual chamado Caldo de Tipos estará sempre aberto para qualquer texto que queiras postar. Mande notícias, é bom sabermos daqueles que gostamos!
Segue lutando e fazendo nascer o Impossível !

Abraços!

Unknown disse...

Amigo e Companheiro, palavras para definir o Sr. "F".
És um exemplo de dignidade e combatividade frente às desigualdades sociais que abalam nossa sociedade. O movimento estudantil perde um grande camarada, que combateu diurtunamente pela melhorias na educação, pela qualidade do ensino, pela democratização dos espaços da UFSM. Poderia escrever páginas e mais páginas do quão batalhador que és Sr. "F".
Mas a vida sempre nos traz novos desafios. Continue na luta camarada, pois a causa é nobre e precisa de pessoas como você para prosseguir com força e obter êxito.
Espero-lhe encontrar para te dar um abraço, caso não seja possível, te desejo desde já, os mais sinceros votos de sucesso e felicidades nesta nova fase da tua caminhada. Abraços, Amigo e Companheiro.

Júlio Canello disse...

Camarada:

Agora, precisarás mais do que antes...
... Força
e
... Luta


Certo de que terás uma bela trajetória.

Anônimo disse...

"Vai seguindo por outro caminho
Que eu também sigo por outra estrada
Um pro sul e outro vai pro norte
Dois caminhos sem encruzilhada
Não evita a me encontrar de novo
Senão vamos pecar novamente
Dar serviço prá lingua do povo"
(versos de Teixerinha)

Sinceros votos de sucesso!!
Boto fé nessa nova caminhada!

Desde já, infinita saudade...

Júlia História disse...

Te desejo que as terras - da reforma agrária e aquelas pelas quais lutamos - te façam bem. Siga por aí, o NARA comemora seus 10 anos semana que vem, vamos chamar o pessoal do assentamento Mariguela para fazer um "coquetel da reforma agrária" hehe. Um beijo e boa viagem.

Anônimo disse...

Boa luta Fagner. Sucesso pelas bandas do Norte.

Lamentamos que o Diário perde seu fundador.

Abração,

THOMáZ.

Anônimo disse...

Seja Bem-vindo às terras do norte!! Aqui em Boa Vista, terás um mate cevado sempre à disposição do companheiro. Somos a resistência! Não tá morto quem luta e peleia. Forte abraço. Gian.

Anônimo disse...

Foi um privilégio ter contado com tua companhia durante esse tempo.

Na física há uma lei segundo a qual toda energia de algum modo produzida do universo jamais se perde, só se transforma. Foi ela, inclusive, que recentemente deixou Stephen Hawking em maus lençóis em relação a sua teoria dos buracos negros, que não conseguia explicar o que acontecia com a energia absorvida por um buraco negro.

Pois ela ressurge em algum outro ponto do universo, como uma velha teoria ocultamente previa.

Sei que, embora não tenhas sido tragado por nenhuma cratera urbana negra, deixas Santa Maria para ressurgires triunfante em outro ponto do Brasil.

É a natureza.

Um abraço. Não esqueças de visitar La Vieja.

Lucas disse...

Felicidades, meu caro!

Anônimo disse...

Bah, eh uma pena que vá deixar o blog. Muito interessante seu Blog! Eh parte importante dos Blogs de Santa Maria. Parabéns pela atitude de criar o blog e pela sua evolução! Espero, como vc, que o Blog continue, mesmo em outras mãos, e lhe desejo sucesso na nova etapa da caminhada! Desde que conheci o Blog, quis conhecê-lo pessoalmente, pra saber quem eh e discutir sobre o desenvolvimento do blog, e eh bem provável que eu já tenha lhe visto durante os encontros do Mov. Estudantil na UFSM, mas não liguei o nome a pessoa! Seu blog eh referência, mas não tive tanta desenvoltura e dedicação ao meu quanto vc teve com a Cratera. Parabéns!

Abraço!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Vinho, I hope you enjoy. The address is http://vinho-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

afffe, cheguei tarde...
Tirei o feriado pra passar em tds os blogues de amigos, e ao chegar aki deparo-me com essa "nota de despedida"?
Bom, não ficarei repetindo o que já disseram nos pitacos anteriores, sempre gostei do Cratera Urbana, mais dos textos do que da programação visual (estou sendo bem simpatikinha, viu! hehehe), é uma pena que resolva dar um fim. Como bem dissestes, os blogues fazem parte da mídia alternativa, que é livre para qualquer assunto, ao contrário na mídia "oficial" que faz coro em uníssono de um lado só. Enfim, não vou ficar rasando seda, mas espero que retome o Blog assim q puderes, afinal, não sabemos até quando poderemos ter um espaço livre para qualquer assunto!
Hasta la Vista!

Willian Araújo disse...

expresso aqui a minha tristeza pelo fim do blog!

Abraço!

Júlia História disse...

Vez ou outra me pergunto: por quais crateras anda o Sr. F?