quinta-feira, 6 de março de 2008


Polícia bate nas mulheres da Via Campesina que ocupam área da Stora Enso no RS
por Comissão Pastoral da Terra - CPTRS

Cerca de sessenta policiais armados com revólveres, cacetetes, bomba de efeito moral, cachorros e cavalos bateram nas mulheres da Via Campesina que haviam ocupado, ontem, dia 04/03, a fazenda Tarumã, de 2.100 hectares, no município de Rosário do Sul.

A policia isolou o local desde as 11h não permitindo o acesso de alimentos, de água e nem, mesmo, o acesso da imprensa. Por volta das 17 h, para cumprir ordem de reintegração de posse, sem possibilidades de negociação, a policia chegou batendo, encurralando e jogando as mulheres no chão. Além de humilharem e ferirem mais de 60 mulheres, diversas foram presas e tiveram seus pertences recolhidos e danificados.

As demais mulheres cerca de 900 e 250 crianças foram obrigadas a seguir para o ginásio municipal de Santana do Livramento, onde permanecem. As mulheres que sofreram agressões estão fazendo exame de corpo delito no hospital municipal.

A Comissão Pastoral da Terra repudia a violência da polícia e a forma como são tratados os trabalhadores e trabalhadoras e a criminalização dos movimentos sociais.

Este ato na fazenda Tarumã é uma ação para denunciar as ilegalidades das grandes empresas do agronegócio que estão adquirindo terras de forma ilegal e plantando o monocultivo do eucalipto.

A empresa Stora Enso é sueco finlandesa e pela legislação brasileira não pode adquirir terras em uma faixa de 150 km da fronteira do Brasil com outros países. Mas essa multinacional vem comprando dezenas de áreas no Rio Grande do Sul próximo da fronteira com Uruguai onde a empresa também tem plantios de eucaliptos.

A Via Campesina reivindica a anulação das compras de terra feitas ilegalmente pela Stora Enso na faixa de fronteira e expropriação dessas áreas para a reforma agrária. Também a retirada dos projetos no Senado e na Câmara Federal que propõem a redução da faixa de fronteira. Na avaliação das mulheres essa medida só beneficia empresas estrangeiras como a Stora Enso.

_____________________

Charge: Vázques

2 comentários:

Paulo Vilmar disse...

SSSSEEEENNNHHHHOOORRR ÉÉÉFFFEEE !
Tenho vindo todos os dias, a grama da frente tá crescida, os jornais na porta acumularam, as corresponências já estão a cair da caixinha! Senhor? A casa tá feito tapera...
Estamos precisando dos seus certeiros posts! Vou continuar vindo todos os dias, nem que seja para espantar algum espertalhão!
Brincadeiras à parte, seus textos estão fazendo falta...
Abraços!

Tomacaúna disse...

Obrigado pelo carinho, Paulo. Também tenho acompanhado o Caldo de Tipos quase diariamente. O Diário da Cratera Urbana passa por uma fase de transição... Sr. F, provavelmente, sairá de cena.

Em breve, porém, espero que alguém retorne à casa e a faça cumprir sua função social.

Um abraço, F