sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Crítica e auto-crítica

Jean Scharlau expressou com maestria um sentimento que carrego há algum tempo. Diz ele:

"E vamos, todos nós, parar com essa babação molusca em cima do nosso passado peixe, coisa que não cabe nem faz sentido. O que Lula, pelos próximos 3 anos, e o Brasil, para sempre, mais precisam é de uma crítica firme, coerente e verdadeira pela esquerda. A ausência de crítica contundente à esquerda tem ajudado a empurrar Lula para a direita."

Acredito que os espaços alternativos e contestadores da internet – notadamente os de esquerda – estão exercendo uma importante função ao combater a grande mídia e suas distorções. Mais do que isso: estão alcançando êxito na luta em desmascarar os interesses por trás da campanha golpista contra o Presidente da República, promovida na tela e nas páginas dos maiores meios de comunicação do país.

Contudo, o repúdio à conduta da imprensa capitalista em relação ao governo Lula não pode se converter na defesa cega deste. Brilhante, neste sentido, a crítica que transcrevi acima. Como filiado ao PT e militante de movimentos sociais, não quero mais escutar a cantilena do “centralismo democrático”: criticar dentro de casa e defender na rua.

Por outro lado, não esqueço o alerta de Luiz Fernando Veríssimo (leia no Carteiro do Poeta): antes de aderir ao coro das vaias, veja quem está nele e quais são os seus interesses. Quem está vaiando o presidente não são aqueles que esperavam um governo de esquerda, são os que esperavam a continuidade do neoliberalismo tucano.

Por certo, não podemos cair no esquerdismo irresponsável das heloísas e lucianas que, com sua disputa de vaidades, acabam beneficiando as yedas.

Após a eleição de Lula, a esquerda vive uma crise. Não temos um governo de esquerda. Sequer de centro-esquerda. Porém não podemos bater nele como batíamos nos anteriores. Isso seria burrice. Seria unir-se ao coro do “Cansei”. Mas a falta de críticas, como diz o Scharlau, empurra o governo ainda mais para a direita. Deixamos de disputar os rumos de um governo que levamos duas décadas para construir.

Esclareço que não estou dizendo que os blogues, sítios ou páginas que visito diariamente fazem uma defesa cega do governo. Nem mesmo que não possam fazer tal defesa. Contudo, acredito que nosso maior dever, enquanto militantes ou simpatizantes da esquerda, é fazer a defesa de nossas bandeiras históricas, não do governo. Talvez tenha chegado o momento de optar entre um e outro.

3 comentários:

Tomacaúna disse...

Há dias tenho guardado alguns textos sobre o governo federal encabeçado pelo maior representante do meu partido.

Estava em dúvida se os publicava ou não. Especialmente por saber que, muito em breve, meus próprios argumentos serão utilizados contra mim, quando algum conhecido de direita vier atacar o governo.

Vou publicá-los nos próximos dias. Tratam da PL-01, da criação das fundações de direito privado para gerir os hospitais universitários, do projeto de lei anti-terror e da política externa do Brasil.

Peço aos que quiserem usá-los contra o MEU candidato de 2006 que pensem se o SEU candidato faria diferente.

Anônimo disse...

Caro Senhor F.: Ví e tenho visto mais coisas que nossa vã filosofia possa imaginar em termos políticos e o modo predatório como os políticos agem em proveito prórpio usando a máquina estatal. Tenho muito medo do que está acontecendo. Temo que caminhamos para ou assistir o fim do PT cavado por ele prórpio ao vender suas entranhas aos novos amigos ou, o nascimento do Partidão Total com seu reizinho barbudo. Só sei de uma coisa: Tenho receio de tudo e não confio em mais ninguém. PS: Não esqueça suas bandeiras mas aposente a estrela pois ela morreu.
ARQGFS

Marivaldo Vitório Mta disse...

Olá, camaradas! Precisamos acordar o nosso povo brasileiro, pra as questões mais profundas e essencias, para fazermos mudanças estruturais nesse tão sonhado País, não adianta somente fazer críticas a partido A ou B, mas contribuir para que acontecer a transformaçõs social de baixo para cima. E na minha opinião só uma maneira concisa, fazer valer uma educação pública de qualidade, Democrática e participativca em todos os segmentos! Um abraço fraternal1 Marivaldo Vitório Mota-PCdoB-arapiraca-AL1 Acorda Brasil!