quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Shopping Popular: o que pensar?

O plano da Prefeitura Municipal de remover os vendedores ambulantes para um espaço fechado de comercialização parece que vai se concretizar. Conforme matéria de ontem do Diário de Santa Maria, as obras no prédio do antigo Cine Independência estão a todo vapor, impulsionadas pela contrapartida financeira do Carrefour.

Sinceramente, não sei o que pensar sobre a remoção dos ambulantes para o chamado shopping popular. Não compartilho das opiniões higienistas, que querem as ruas vazias de todos os elementos humanos (veja meu comentário sobre a remoção dos cachorrões). O camelódromo no canteiro da Av. Rio Branco não me incomoda, embora reconheça os prejuízos urbanísticos decorrentes de suas atuais instalações. Penso que as condições poderiam ser melhoradas. A concentração dos vendedores no Cine Independência poderia ser essa melhoria?

Ainda não tenho uma opinião formada a respeito. Sei que os ambulantes preferem permanecer na rua, onde têm um contato mais direto com a população. Porém, há outro elemento a se considerar. O comércio informal baseia-se em algumas ilegalidades (ainda que amplamente aceitas pela sociedade), como o contrabando e a chamada pirataria. No shopping popular, será possível vender os mesmos produtos? E sem eles ainda será viável essa alternativa econômica?

Por esses fatores, inclino-me, por enquanto, a rejeitar a idéia. E tu, o que pensas?

3 comentários:

Anônimo disse...

100% contra. Além de rejeitar uma atividade que faz parte da cultura popular brasileira, caracterizada por estar espalhada pelas ruas centrais da cidade, "trancafindo-os" no edifício do Cine Independência, a prefeitura de Santa Maria pretende terminar com o canteiro histórico da Av. Rio Branco, construindo em seu lugar um corredor de ônibus. Será prevendo o caos no trânsito que o "próspero" Carrefur causará? Mais uma vez...muitos pagam pelo interesse de poucos.Acho que o resultado disso tudo é fácil visualizar.

Unknown disse...

Eu sou a favor da remocao os ambulantes das ruas. Nas ruas centrais da cidade, muitas vezes nao podemos caminhar direito por causa deles. O camelodromo foi uma coisa que organizou os camelos mas que hoje jah serve de base para os outros vendedores que tomaram conta do restante do canteiro central de duas quadras da Av. Rio Branco. Nao acho que para os ambulantes serah bom negocio a mudanca para o Cine Independencia mas para a cidade sim.

Anônimo disse...

Sou contra. O comércio informal faz parte da identidade urbana de qualquer município, mesmo os mais interioranos. O pequeno caos existente pela diversidade de indivíduos em um mesmo espaço (camelôs, mendigos, donas de casa desocupadas, índios, madames, hippies, assalariados e cachorros vadios) é benéfico para a cidade, pois promove uma interação entre os diversos tipos sociais existentes na cratera.