
terça-feira, 31 de julho de 2007
Em campanha

sábado, 28 de julho de 2007
A gente quer ter VOZ ATIVA!

Contudo, confio que meus colegas universitários são inteligentes o bastante para não enganarem-se tão facilmente. Dia 2 de agosto, teremos VOZ ATIVA!
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Pan de heróis e mercenários


23 de julho de 2007
terça-feira, 24 de julho de 2007
As cidades
sábado, 21 de julho de 2007
Nota: repercussão e link das fotos
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Vitória no CEPE

A bancada estudantil em pé para garantir a vitória (foto: Tiago Medeiros)
O debate, assim como a luta, não se encerra na votação. As Ações Afirmativas precisam ser aprimoradas, no que a experiência será fundamental. Em breve teremos mais do que teoria para debater, teremos resultados. E, mais importante, haverá novos atores no debate, pessoas para as quais a Universidade, até agora, tinha fechado suas portas.
Algo que precisa ser frisado é que a decisão do CEPE se aplica também aos 5 campi da UNIPAMPA que estão sob a adminitração da UFSM. Esta universidade já nasce com uma concepção avançada de ingresso.
Para encerrar o assunto (por enquanto), gostaria de fazer justiça à Reitoria. Em muitas questões - na maioria delas - nós, do movimento estudantil, temos batido de frente com a direção da UFSM. No entanto, nesta questão, a Reitoria demonstrou coragem ao bancar a proposta, enfrentando os setores mais conservadores da Universidade. Estamos ainda longe do ideal, mas, como disse o Reitor, estamos fazendo nossa parte.
"Na minha maneira de pensar, a Universidade tem que se adaptar a essas questões. Não vamos resolver o problema da pobreza, dos excluídos, dos carentes, das etnias, dos negros, dos pardos, dos indígenas, dos necessitados de atendimento especial... não vamos. Mas vamos fazer sim a nossa parte." (Clóvis Lima, Reitor da UFSM)
Mais fotos da discussão das Ações Afirmativas no CEPE podem ser vistas na página do Tiago Medeiros.
A Resolução aprovada no dia 13 pode ser lida na íntegra na página da UFSM.
sexta-feira, 13 de julho de 2007
Por 1 voto
CEPE aprecia resolução que institui política de cotas na UFSM

quinta-feira, 12 de julho de 2007
Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo

Nascido do movimento underground Unciclomedia, a Desciclopédia se auto-define como "a enciclopédia livre de conteúdo", e já tem uma grande versão em português

segunda-feira, 9 de julho de 2007
Cidade Cultura II - Cinema

sexta-feira, 6 de julho de 2007
Imperdível

segunda-feira, 2 de julho de 2007
Cotas, ainda e mais do que nunca

domingo, 1 de julho de 2007
Quantos colegas negros tu tens?
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul sai na frente aqui no Estado ao instituir políticas de cotas - sociais e étnicas - no ingresso ao Ensino Público Superior. Na nossa UFSM, a proposta de resolução instituindo ações afirmativas - elaborada pelas professoras Jania Saldanha e Deisy Ventura, ambas do Direito - está tramitando nos Conselhos Superiores e, em breve, também será votada. O Movimento Estudantil e outros setores estão mobilizados em prol da aprovação das políticas de ingresso e permanência destinadas a estudantes pobres ou pertencentes a etnias historicamente discriminadas.

A informação é maior inimiga do preconceito. Leia aqui textos sobre ações afirmativas e políticas de cotas.
(Charges de Pestana, do blog pró-cotas na UFRGS)