sábado, 29 de setembro de 2007

E a Baixada Melancólica vibrou...

Os coloradinhos estão festejando. O Esporte Clube Internacional de Santa Maria/RS está na primeira divisão do futebol gaúcho, após abater, por 2 tentos a 1, o Esporte Clube Pelotas - adversário direto à vaga na série A do Gauchão 2008. Segundo as emissoras de rádio que transmitiram o jogo, o Estádio Presidente Vargas, mais conhecido como Baixada Melancólica*, há muito tempo não tinha um público tão grande.

A reportagem das emissoras locais flagrou ainda o deputado federal Paulo Pimenta (PT), em plena campanha para a prefeitura, na geral do Presidente Vargas. "Não poderia ter escolhido outro lugar para ver o jogo" - disse à rádio Imembuí.
Tristeza apenas por parte dos cerca de 3 mil torcedores que não conseguiram entrar no estádio, mesmo com o ingresso na mão. A Brigada Militar teve trabalho para impedir o arrombamento dos portões pela massa.

O outro time tradicional da cidade, o Riograndense**, passa por maus momentos. Clube fundado pelos ferroviários no auge da RFFSA, hoje enfrenta uma grande crise financeira. Segundo a tradição de Santa Maria, a rivalidade entre os dois times reflete - ou refletia - o conflito de classes da sociedade local. Enquanto o Periquito é conhecido como o time dos ferroviários e operários, o Interzinho (ou coloradinho) é o clube dos empresários locais.
Eu diria que o momento de um e outro refletem fielmente a situação das classes que, em tese, representam.
(*) Não conheço a origem da alcunha, mas, como vizinho do estádio, posso dizer que seria impossível nome mais apropriado.

(**) Mais conhecido por Periquito. Conta com minha irrevogável preferência, em relação ao interzinho.
• A foto do deputado Paulo Pimenta foi tirada da página da Câmara Federal.
• Matéria editada em 30-set-2007.

Nenhum comentário: